Carnaval de Recife e Olinda: dicas de blocos e festas para você brincar o melhor carnaval do Brasil

Já imaginou cair na folia no melhor carnaval do país? Assim como você, foliões do mundo todo procuram o carnaval de Recife e a cidade vizinha, Olinda, para curtir uma das festas mais esperadas do ano.

E para aproveitar esse momento no Nordeste, existem muitas opções para todos os gostos e estilos. Você pode conhecer as tradições culturais e o carnaval de rua e, também se preferir, se jogar na folia com o conforto dos camarotes e festas privadas, que oferecem serviços diferenciados para curtir todos os momentos do carnaval de Recife e Olinda.

Se você estiver procurando uma ótima opção para curtir seu carnaval, continue lendo e confira as melhores dicas para aproveitar ao máximo a festa em Recife e Olinda.

Se encante pelo carnaval de Recife

A tradição do carnaval de rua em Recife e Olinda é muito forte, e por isso as duas cidades são conhecidas por uma festa multicultural. Você pode curtir diversos ritmos como os famosos frevo e maracatu, além de coco, samba, música popular brasileira, ritmos africanos, axé e até rock.

Não vão faltar opções para você se divertir. Afinal, todos os anos as prefeituras precisam fazer um cronograma para organizar a saída de centenas de blocos que animam o carnaval com suas apresentações. Veja abaixo 3 blocos que merecem sua atenção!

Galo da madrugada

O maior bloco de carnaval do mundo é o Galo da Madrugada e você precisa aproveitar essa festa pelo menos uma vez na vida. Há 40 anos, o galo sai no sábado de zé pereira arrastando milhões de pessoas pelas ruas do centro do Recife.

Você pode se juntar ao pessoal na concentração no sábado bem cedinho, mas o desfile começa às 9h da manhã do Forte Cinco Pontas rumo à Avenida Guararapes. As atrações são artistas carnavalescos, orquestras de frevo e os mais de 30 trios elétricos que percorrem o trajeto.

A maioria das pessoas se entrega ao calor humano e forma a multidão que dá ao bloco o título de maior do mundo, registrado até no Guiness Book. No entanto, se você preferir assistir o desfile com conforto, existem camarotes posicionados estrategicamente ao longo do percurso para você aproveitar uma estrutura exclusiva de bar, banheiros, alimentação durante a passagem dos trios.

Pitombeira dos Quatro Cantos

Esse é um dos blocos mais tradicionais de Olinda, originado em 1947 e que até hoje reúne muitos foliões apaixonados pelas canções da orquestra tradicional de frevo. Hoje em dia, o Pitombeira dos Quatro Cantos é conhecido pela orquestra que dá um show em meio às ladeiras da cidade alta.

A concentração é na Sede da Pitombeira no Carmo, em Olinda, e a partir de setembro já se iniciam os ensaios do bloco. Vivenciar esse bloco é uma oportunidade imperdível de aproveitar o mais tradicional carnaval de rua de Olinda!

Bloco da Saudade

Ah, o bloco da saudade é uma coisa linda de se ver! Não tem como você não se apaixonar por esse tradicional bloco do carnaval de Recife. Foi fundado em 1973 por um grupo de pessoas amantes do carnaval do século XX e se juntar a esse bloco vai fazer você sentir a emoção dos tradicionais dos blocos líricos, com suas roupas e estandarte. Eles se apresentam em diversos dias do carnaval, principalmente à tarde no Recife Antigo. Não deixe de buscar pela sua programação!

Aproveite a folia de rua em Olinda

Se você ama o carnaval de rua, fique sabendo que o centro histórico de Olinda e suas ladeiras são referência para esse tipo de festa. Os blocos contagiam pelas brincadeiras, ritmos, calor humano, pelas figuras icônicas que aparecem fantasiadas e seus nomes descontraídos.

Os points mais conhecidos da cidade alta são a Praça do Carmo, a Ladeira da Sé, Os 4 Cantos, Ladeira Misericórdia, Prefeitura de Olinda, entre outros que recebem grande fluxo de blocos para você aproveitar o melhor das ladeiras.

Ah, e se você curte essa folia toda, mas acha que pode ficar muito cansativo passar o dia na ladeira sem nenhuma estrutura de banheiro ou bar privado, você pode apostar em pagar uma diária em uma das casas de Olinda que abrem para foliões um esquema de “day use” com direito a banheiro, open bar e, dependendo da casa, até open food.

Blocos imperdíveis para conhecer em Recife e Olinda

Como você já sabe, o carnaval de Recife tem muitas opções para você curtir. Portanto, na hora de organizar seu roteiro, nós queremos te ajudar com mais três dicas de blocos consagrados e pouco convencionais, mas que arrastam multidões e garantem muita diversão e irreverência.

Eu Acho é Pouco

Quando você estiver em Olinda e ver um monte de gente em vermelho e amarelo já pode dizer que estão indo para o bloco Eu Acho é Pouco. Desde 1977, o hino “Eu acho é pouco, é bom demais” é entoado pela multidão que segue o dragão, mascote do bloco. Você pode se juntar à concentração no sábado ou na terça de carnaval, no Pátio do Mosteiro de São Bento.

Enquanto Isso na Sala de Justiça

No domingo de carnaval você tem uma reunião com toda a liga da justiça às 11h nas ladeiras de Olinda. Milhares de foliões vestem suas fantasias de super-heróis e vilões para se juntar à folia desse bloco que já tem mais de 20 anos salvando os cidadão da espera dolorosa pelo carnaval.

Apoteose dos Bonecos Gigantes

A sua folia da segunda feira começa às 9h no Alto da Sé com o bloco Apoteose dos Bonecos Gigantes. Você vai ficar impressionado vendo os famosos bonecos gigantes de Olinda bem de pertinho e provavelmente vai reconhecer muitas das figuras representadas e se divertir bastante.

Curta a belíssima noite de eventos do Recife Antigo

Os bloquinhos também tomam conta da tarde e início da noite do carnaval do Recife Antigo. Nele, você encontra muito maracatu e desfile de blocos líricos. Inclusive, até o comecinho da noite, crianças e os mais velhos aproveitam com tranquilamente nas ruas do centro histórico do Recife.

Porém, à partir das 20h o Recife Antigo já começa a ferver. Por lá você pode curtir apresentações das mais diversas, só dentro do Recife Antigo existem 3 pólos com atrações gratuitas.

O RecBeat traz músicos alternativos de outras nacionalidades e bandas que tocam ritmos diferentes dos tradicionais carnavalescos (frevo e maracatu). O Pólo da Praça do Arsenal costuma receber atrações como grupos de maracatu, coco, samba de roda, apresentações culturais e tipicamente pernambucanas.

Já o Pólo do Marco Zero é o que concentra o maior número de pessoas e atrações consagradas do carnaval recifense como o grupo Nação Zumbi e cantores como Alceu Valença, Lenine, Elba Ramalho, Maestro Spok. Além disso, também rola apresentação de diversas bandas conhecidas nacionalmente como O Rappa, Nando Reis, e na segundona de carnaval, uma noite de samba com grupos tradicionais brasileiros.

Além desses pólos, há diversas festas e camarotes open bar que atraem muitos foliões para o carnaval do Recife Antigo. Sempre com atrações próprias e uma estrutura diferenciada para você aproveitar com mais conforto e segurança.

Aproveite do seu jeito!

O carnaval de Olinda e Recife oferece diversão e folia para todas as idades e para todos os gostos. E você viu também que dá para encontrar o meio termo entre aproveitar o carnaval de rua com tudo que se tem direito e curtir opções que oferecem mais conforto e melhor estrutura.

O fato é que se você gosta de carnaval de verdade não pode deixar de conhecer o encantador carnaval de Recife e viver as experiências que só essa festa tradicional pode te oferecer.

Quer curtir o sábado de carnaval no melhor e maior bloco do mundo com conforto e segurança que você merece? Então clique aqui e conheça o Camarote Downtown no Galo!